segunda-feira, 8 de junho de 2020

A angustia que consome !




As vezes, nos deixamos ser levados pela angústia, em muitas situações não temos explicações para tal. Internamente tudo está desmoronando e perdemos as rédeas.

 A Bíblia fala de Asafe, ele passou por isto e num momento difícil  o qual se encontrava, mesmo angustiado ele elevou a sua voz a Deus para que o ouvisse e o ajudasse a sair daquela situação.

É  bem verdade que, na caminhada da vida, passamos por várias experiências  que mechem conosco de tal forma a ponto de cairmos no desespero e  consequentemente,  agimos como se Deus não pudesse nos ajudar.

Surgem muitas dúvidas, fazemos tantas perguntas,  e tudo o que aprendemos e vivemos com o Senhor fica invisível aos nossos olhos, na verdade agimos imaturamente e sem fé . É como se Deus nao pudesse fazer mais nada, somente o fez no passado. 

Asafe, ficou desnorteado e deprimido, podemos ver que, uma pessoa neste quadro, provavelmente se encontra muito abalada de espírito e mentalmente. Ele não teve palavras para se expressar e  passou a noite em claro. Imagine quantos pensamentos vinham a sua  mente.

Muitas pessoas quando estão assim recorrem aos vícios, outros tentam tirar suas proprias  vidas e coisas horríveis acontecem a todo instante não  é  mesmo?


Asafe trouxe a memória  os tempos passados, provavelmente lembrou-se do quanto Deus foi favorável a ele. Orava, Deus respondia de imediato.

 As vezes temos isto conosco, queremos a solução  com o piscar dos olhos, mas nem tudo é  como queremos, passamos por processos nos quais nos leva ao caminho de volta a Deus, para sermos mais fortes e maduros espiritualmente.

A nossa mente entra em parafuso, quando pensamos apenas em nós  mesmos e esqueçemos de Deus. Somos movidos  pela desobediência, pela falta de fé, quando decidimos fazer do nosso jeito ou quando temos receio de enfrentar a dura realidade na qual estamos vivendo.

Há pessoas que ao chegar em um momento de provação elas não suportam e caem em desespero, deixam as emoções  tomar conta e ficam fragilizadas.

Quando Asafe lembrou das grandezas de Deus, dos seus feitos, suas obras, do que já havia feito em sua vida e na vida de muitos, se sentiu motivado a sair daquele momento horrível o qual estava vivendo.

E no Senhor  Ele se restabeleceu espiritualmente falando, aquele Asafe  deprimido e melancólico já não  existia mais.

 Quando olhamos para o Senhor nossos problemas cessam porque sabemos que Ele é bem maior do que aquilo que nos aflige.

Asafe só conseguiu se equilibrar e se livrar daquela angústia  quando  resolveu  trazer a memória, a existência, de quem Deus realmente era e o que Ele faz.

Ele entendeu  que se refugiar em Deus e ter confiança nEle,  abate qualquer problema ao invés do problema lhe abater.


Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda. Sl. 77:1

Medite salmos 77.